Quem sou eu

Minha foto
Estiva Gerbi, SP, Brazil
Seja bem vindo! Sou catequista na Paróquia São José de Estiva Gerbi

quarta-feira, 28 de setembro de 2011


VII Sulão de Catequese

Encontramos o Senhor! Vem e vê!  (Jo 1,35-51)

Vamos entender o cartaz, a logomarca nos chama a atenção para diversos elementos:


 1 – A luz é Cristo, mistério central, que vai se tornando conhecido por meio de testemunhas. E estas testemunhas somos nós hoje, quando capazes de iluminar todos os espaços e todas as culturas.
2- A Palavra de Deus encarnada, nos leva ao encontro com Deus que se revela o tu a tu. O mistério se desvela: ”Deus, levado em seu grande amor, fala aos homens e mulheres como amigos”. (Ex 33,11; Jo 14,14-15 ).
3 – As mãos representam os cinco estados do sul, indicando que vivemos num contexto diversificado, plural e que, por isso exige a ousadia de Filipe em proclamar Jesus quando encontra Natanael: Vem e vê! “O discípulo é alguém apaixonado por Cristo, a quem reconhece como mestre que o conduz e acompanha”. As mãos acenam para um compromisso assumido em conjunto, juntos na missão!
4- O caminho é o processo interativo e comunitário a ser percorrido, passo a passo, na gradualidade para se chegar à maturidade da fé. Ele não está pronto. Traz as marcas da cultura, da religiosidade, do ambiente social, político e econômico. Por esse caminho é que os discípulos andaram lado a lado com o mestre. Ao mesmo tempo o caminho se faz nos dois sentidos: de nossa realidade para o encontro do encontro para a missão.
Catequista, você, como discipulado/a deste novo tempo, proclame com sua vida:                                                             “Rabi, Tu és o filho de Deus, Tu és o Rei de Israel” (Jo 1,49).

O que é Sulão?
O Sulão de Catequese é um encontro com catequistas de cinco estados brasileiros: São Paulo (Sul 1), Paraná (Sul 2), Rio Grande do Sul (Sul 3), Santa Catarina (Sul 4), e Mato grosso do Sul (Oeste 1), que compõe as regiões sul do Brasil por isso o nome do encontro-Sulão.

Mistagogia: Novo caminho formativo de catequistas
Neste ano de 2011 o estado de São Paulo sediou o VII Sulão na cidade de São José do Rio Preto, onde 291 catequistas, bispos, padres, religiosos e leigos se reuniram de 19 a 21 de agosto para discutirem o tema “Mistagogia: Novo caminho formativo de catequistas” e o lema “Encontramos o Senhor! Vem e vê!”.
Estes temas foram utilizados para nos ajudar a refletir sobre a mudança de época em que vivemos isto se contrapõe a uma sociedade tradicional onde os valores eram aceitos por todos e havia uma hierarquia de valores que proporcionava a formação do caráter.
É preciso que a catequese atual leve as pessoas das mais diversas idades a fazer a experiência do mistério (mistagogia) de Jesus Cristo, que criou a igreja, que lhe deu os sacramentos e a fez sacramento, que age na vida da comunidade, que continua a revelar o Deus Amor e seu reino.
Para que a catequese mistagógica possa acontecer é preciso formar ( catequistas, bispos, religiosos,  agentes de pastorais e discípulos ) que sejam capazes de viver em primeiro lugar a mistagogia através da adesão e conversão a Jesus Cristo, a ter uma fé viva que defina a identidade pessoal do individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oiii, Seja bem vindo, seu comentário para mim é muito importante.